segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Campeã mundial de Corta-Mato põe ouro à venda

IN CORREIO DA MANHÃ

Por:César Lopes/Mário Figueiredo

Crise: Albertina Dias passa por dificuldades financeiras


Albertina Dias, 45 anos, antiga atleta olímpica portuguesa, colocou à venda a sua casa no Porto, bem como a medalha de ouro conquistada no Campeonato do Mundo de Corta-Mato de 1993, em Amorebieta, Espanha. A base de licitação do prémio está fixada nos 70 mil euros.

Contactada pelo Correio da Manhã, a ex-fundista não escondeu as dificuldades financeiras que atravessa. "Não posso pagar as quotas da Associação de Atletas, por isso não recebo nenhuma ajuda", explicou Albertina Dias, que está entre os cem desportistas do século em Portugal.
A antiga recordista nacional, que agora trabalha como empregada de limpeza – recebe 15 euros por hora – tem-se desdobrado em contactos com a Federação Portuguesa de Atletismo, que se comprometeu a apoiá-la, mas acusa o organismo de ser pouco célere nas suas acções. "Há um projecto, juntamente com o Instituto do Desporto de Portugal e a Universidade do Porto, mas que ainda não começou. Já estou farta de promessas. Para mim, é como São Tomé: ver para crer", referiu a medalha de bronze no Mundial de Boston (EUA), em 1992.
PERFIL
ALBERTINA DIAS nasceu a 26 de Abril de 1965, no Porto. Em 1993, em Amorebieta (Espanha), conquistou o ouro nos Mundiais de Corta-mato. Em 1990, foi prata (França) e em 1992 assegurou o bronze em Boston (EUA).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário