terça-feira, 15 de março de 2011

ESTE PAÍS É DE MORRER A RIR... O GOLFE É MAIS IMPORTANTE QUE PÃO E LEITE... PORTUGUESES ABRAM OS OLHOS NOVO 25 DE ABRIL PRECISA-SE...

Governo prepara redução do IVA no golfe para 6%

A austeridade para equilibrar as contas públicas tem sido generalizada, mas o Governo prepara-se agora para abrir uma excepção: o IVA no golfe poderá cair de 23 para 6 por cento.

Por:P.H.G.

A modalidade tinha sofrido um aumento do IVA da taxa reduzida para os 23 por cento, tal como os ginásios, desde o início do ano, mas agora Sócrates mostra-se receptivo aos argumentos do sector, escreve o ‘Jornal de Negócios’, que refere a sua importância para a economia e o impacto negativo da subida do IVA.
A subida do IVA terá provocado uma quebra no número de praticantes, particularmente ente os estrangeiros que procuram o País para a prática da modalidade.
O golfe contribuirá ainda com 500 milhões de euros para a economia portuguesa e está ligado ao turismo, uma das apostas do Executivo.
A argumentação junto do Governo terá resultado, e a solução para que o golfe volte a pagar a taxa reduzida de 6 por cento passa não pelo Parlamento, mas por uma nova interpretação da lei. Na taxa mínima estão incluídos "espectáculos, provas e manifestações desportivas e outros divertimentos públicos", e o novo entendimento das Finanças é que o golfe pague IVA de 6 por cento por se tratar de uma prova. Isto porque a maioria dos praticantes da modalidade são federados, podendo a actividade desportiva cair na categoria de provas.
O Governo já garantiu que quer voltar a mexer nas tabelas de IVA, mas até agora não se conhece nenhuma proposta para descer qualquer outra categoria excepto o golfe.
REDES SOCIAIS CONTINUAM LUTA
‘Já Basta’ é o título de uma nova iniciativa nas redes sociais, desta vez de um grupo que reúne alguns dos blogues de maior audiência em Portugal. O movimento iniciou-se às 16h00 de ontem com o objectivo de exigir a demissão do primeiro--ministro e do Governo. Também no Facebook foi criada nova acção, com o nome ‘1 milhão no Facebook para demissão do Governo’, que desde quarta-feira passada já angariou cerca de 180 mil seguidores.
A ENTREVISTA DE JOSÉ SÓCRATES
Depois da comunicação de ontem, na sequência do conselho de ministros extraordinário, segue-se hoje uma entrevista do primeiro--ministro que será transmitida em simultâneo pela SIC e SIC Notícias. José Sócrates é entrevistado por Ana Lourenço – e não por Clara de Sousa – pelas 21h00. A entrevista terá a duração aproximada de 40 minutos. A situação actual do País, depois do novo pacote de medidas de austeridade, é tema principal. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário